Cercamento Eletrônico: saiba a importância para a segurança das cidades

Artigos

Cercamento Eletrônico é de fundamental importância para a segurança nas cidades

A tecnologia tem sido cada vez mais utilizada como uma importante aliada dos órgãos de segurança. Um bom exemplo é o chamado Cercamento Eletrônico (também conhecido como Cercamento Digital), um sistema inteligente de monitoramento composto por dispositivos de captura de imagens e recursos avançados de detecção e análise.

A importância do cercamento eletrônico para a segurança das cidades foi, justamente, o tema principal da palestra que o diretor comercial da Pumatronix, Thiago Guerrer, ministrou no final de setembro durante a ISC Brasil – Feira Internacional de Segurança, que recebeu grande público na Expo Center Norte, em São Paulo.

A empresa teve um stand exclusivo no evento.

Na ocasião, Thiago destacou que há, atualmente, 111,5 milhões de veículos em circulação no Brasil, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Ele também citou um levantamento do Instituto Igarapé o qual revelou que o país é o oitavo mais violento do mundo, e que os roubos de carga custaram R$ 6,1 bilhões à economia brasileira entre 2011 e 2016.

Estes índices ajudam a reforçar a importância do Cercamento Eletrônico para as cidades.

Leia também: A importância dos Centros de Controle Operacional para a mobilidade 

 

Cercamento Eletrônico: como funciona?

É importante observar que um projeto de Cercamento Eletrônico é caracterizado por estabelecer um perímetro (fazendas, galpões, etc.), uma zona ou limitar locais e regiões estratégicos (fronteiras, aeroportos, etc.) – o que pode envolver um país, estado, cidade ou mesmo um bairro (condomínios, etc.).

“Pontos de captura aleatórios não caracterizam um Cercamento Eletrônico. Ao invés disso, é preciso que haja critérios bem estabelecidos na definição dos pontos para que tenhamos um Cercamento Eletrônico”, explicou Thiago durante a ISC.

 

Arquitetura do Cercamento Eletrônico

  • Hardware: equipamentos de captura especializados e iluminadores;
  • Software: OCR’s; software de gestão; buscas; integrações policiais;

 

Tipos de pontos de coleta em um Cercamento Eletrônico

Entre os principais tipos de pontos de coleta em um Cercamento Eletrônico podemos destacar o fixo, móvel, mobile e radar. Quanto a escolha, vale enfatizar que não é apenas a posição dos pontos de captura ou coleta que determina a efetividade de um projeto nesse segmento. “A acuracidade do LPR no equipamento de captura determina o sucesso do projeto”, destaca Thiago.

 

Entre os principais benefícios do Cercamento Eletrônico, podemos destacar:

  • Avaliação do comportamento dos usuários da malha viária;
  • Melhoria da comunicação entre as diferentes forças policiais;
  • Identificação de possíveis suspeitos, placas adulteradas e veículos clonados;
  • Auxílio efetivo na gestão da segurança pública.

Leia também: Conheça 3 tecnologias aliadas da segurança pública 

LINCE: solução escalável para qualquer tipo de Cercamento Eletrônico

Sempre atenta às necessidades da sociedade, a Pumatronix anunciou, recentemente, o lançamento do LINCE, uma plataforma de Cercamento Eletrônico que utiliza a infraestrutura em nuvem da Amazon AWS para fornecer uma solução robusta e com alto grau de segurança na gestão das informações, além de dados coletados dos pontos de captura e também dos dados dos usuários.

O LINCE permite ao usuário fazer uma busca de registros de uma faixa específica ou de todas as faixas de um ponto de captura, através dos registros que são recebidos de todas as faixas de monitoramento vinculados com a instalação, ou por coordenada geográfica de onde foi feita a detecção.

Conheça mais detalhes do LINCE: https://pumatronix.com/produtos/lince/

Fique atualizado

Matenha-se por dentro das novidades tecnológicas para estradas e cidades inteligentes.

    Isso vai fechar em 0 segundos