Conheça 3 tecnologias aliadas da segurança pública

Artigos

Agentes de segurança pública contam, cada vez mais, com as tecnologias como aliadas

A insegurança é um dos problemas que mais preocupam os brasileiros. Uma pesquisa recente divulgada pelo Instituto Ideia e realizada sob encomenda da Universidade de Oxford, na Inglaterra, revelou que 62% da população relatam ações de facções criminosas onde vivem.

Em meio a esse cenário, as tecnologias são, cada vez mais, verdadeiras aliadas da segurança pública no sentido de identificar, coibir e até mesmo inibir inúmeros tipos de atos ilícitos.

Como é humanamente impossível que as forças de segurança consigam estar em todos os lugares ao mesmo tempo, as tecnologias conseguem, muitas vezes, preencher essa lacuna, captando imagens e reconhecendo tanto veículos quanto pessoas suspeitas de conduta ilícita.

Leia também: Como a Inteligência Artificial chegou e revolucionou a segurança pública

 

Nesse sentido, listamos três tecnologias que são aliadas da segurança pública:

 

  • Vigilância por Reconhecimento Facial

Considerada uma categoria da segurança biométrica, a Vigilância por Reconhecimento Facial, como o próprio nome indica, é uma maneira de identificar ou confirmar a identidade de um indivíduo utilizando o seu rosto. Geralmente, os sistemas de reconhecimento facial podem ser empregados para localizar pessoas em fotos, vídeos ou mesmo em tempo real.

Nos Estados Unidos, a Vigilância por Reconhecimento Facial tem sido bastante usada em aeroportos, com o objetivo de identificar, por exemplo, pessoas que tentam ingressar no país com o visto irregular. Aqui no Brasil, cidades como Rio de Janeiro e Salvador já tiveram experiências positivas com essa tecnologia durante o Carnaval, quando indivíduos com mandados de prisão em aberto e veículos com restrição de roubo acabaram identificados.

 

  • Big Data

O Big Data viabiliza a identificação e análise de comportamentos e pode ser utilizado no chamado policiamento preditivo (baseado em informações prévias). Esta metodologia já é empregada em diversos países e consiste no uso de dados capazes de indicar prováveis atos ilícitos.

Dessa forma, o Big Data atua como tecnologia que possibilita o estabelecimento de parâmetros. As forças de segurança conseguem, ao analisar um conjunto de ocorrências específicas, se aprofundar sobre ações prováveis de um determinado grupo criminoso, mapeando os horários e locais em que os atos ilícitos podem ser realizados.

 

  • Inteligência Artificial

Os benefícios do emprego da Inteligência Artificial na segurança pública são diversos. Por meio de dispositivos de captura e processamento de imagens inteligentes, é possível realizar reconhecimento facial e controle de acesso, bem como o cercamento eletrônico de veículos.

Os dispositivos inteligentes podem, por exemplo, auxiliar a polícia no combate e furto de veículos, um dos crimes de maior incidência no Brasil. A tecnologia dos equipamentos com Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), aliado ao sistema de consulta e banco de dados podem reduzir essas estatísticas, uma vez que possibilitam a identificação e rastreio em tempo real de veículos roubados, suspeitos de participação em práticas criminosas ou infratores.

 

Vanguarda em tecnologias aliadas da segurança pública

Com investimento constante em pesquisa e desenvolvimento de soluções inteligentes, a Pumatronix segue na vanguarda com o lançamento de produtos de alta tecnologia que colaboram com a segurança pública.

Os dispositivos com tecnologia OCR fabricados pela Pumatronix possuem alta precisão e capacidade para identificar fabricantes, modelos, placas de veículos e outros detalhes que incluem caracteres, mesmo sendo conduzidos em altas velocidades.

Os softwares, além de emitir alertas dos veículos com restrições de circulação, permitem:

 

  • A integração com sistemas governamentais e órgãos de polícia;
  • Pesquisas sobre histórico do veículo;
  • Geração de relatórios estatísticos, como tempo médio de deslocamento, velocidade média entre dois pontos, entre outras medições.

Leia também: A importância dos Centros de Controle Operacional para a mobilidade

 

Pumatronix presente na ISC Brasil 2022

De 21 a 23 de setembro a Pumatronix participa da Feira Internacional de Soluções em Segurança Integrada (ISC Brasil), que será realizada na Expo Center Norte, em São Paulo. Em sua 17ª edição no Brasil, o evento reunirá os players mais importantes da indústria de Segurança Eletrônica, Segurança Pública, Segurança Privada e Patrimonial.Na ocasião, a Pumatronix promete anunciar um super lançamento ao mercado, portanto, visite o nosso estande em São Paulo e fique por dentro dos nossos conteúdos – aqui no blog e nas redes sociais – para não perder nenhum detalhe desta novidade que vem por aí!

Fique atualizado

Matenha-se por dentro das novidades tecnológicas para estradas e cidades inteligentes.