Conheça os benefícios da tecnologia OCR

Artigos

mail_outline

Continue por dentro do que acontece na Mobilidade e Fiscalização de Trânsito do Brasil assine nosso newsletter. Envio mensal com os principais tópicos da nossa atuação neste cenário.

CADASTRAR

ITSCAM FF 600, lançado recentemente pela Pumatronix, realiza o reconhecimento de OCR/LPR embarcado

Cada vez mais utilizada para a identificação, controle e segurança da circulação tanto de pessoas como de veículos, a tecnologia OCR (Optical Character Recognition) é capaz de realizar o reconhecimento óptico de caracteres a partir de um arquivo de imagem ou mapa de bits.

Só para se ter ideia de como o mercado de tecnologia OCR se encontra em expansão, uma pesquisa recente da Grand View apontou que este setor deverá movimentar US$ 26,3 bilhões em todo o mundo até 2028, atingindo uma taxa de crescimento de 16,7% nos próximos seis anos.

Na área do monitoramento e fiscalização de veículos, há uma série de aplicações para a utilização da tecnologia OCR. Uma delas diz respeito ao processo de identificação de placas veiculares. A própria tecnologia LPR (License Plate Recognition ou Reconhecimento de Placas de Veículos) faz uso da OCR para executar o reconhecimento e a detecção.

Como este processo se dá de maneira automática, os arrecadadores não precisam, sequer, digitar a placa, o que resulta em maior rapidez no atendimento aos usuários do pedágio, além de reduzir o período de espera nas filas. Estamos falando, portanto, de uma otimização do desempenho operacional para as concessionárias.

 

Leia também: Hardware tem papel fundamental no desempenho dos dispositivos de captura e processamento de imagens por OCR

 

Tecnologia OCR: pistas manuais e AVI

Em pistas manuais, o OCR também oferece a possibilidade da liberação automática de automóveis isentos ou mesmo apresentar a placa em uma tela para que o arrecadador consiga efetuar a detecção e a abertura das cancelas. Já em pistas AVI (Identificação Veicular Automática), nas situações em que a leitura da tag não é feita, há a realização do reconhecimento automático da placa e a liberação do veículo.

Por meio da LPR, a tecnologia OCR também auxilia na identificação por imagem (em tempo real) de evasão pendente, possibilitando, inclusive, integração com os sistemas das forças de segurança pública. Dessa forma, é possível rastrear veículos roubados, suspeitos de participação em práticas criminosas ou infratores. Além disso, contribui para a emissão de nota fiscal, dispensando a necessidade de o arrecadador digitar a placa.

 

Pumatronix é referência na utilização de tecnologia OCR

Por meio do investimento constante em pesquisa e desenvolvimento de soluções inteligentes, a Pumatronix segue na vanguarda com o lançamento de produtos de alta tecnologia que colaborem com a segurança pública.

Os dispositivos com tecnologia OCR fabricadas pela Pumatronix possuem alta precisão e capacidade para identificar fabricantes, modelos, placas de veículos e outros detalhes que incluem caracteres, mesmo sendo conduzidos em altas velocidades.

 

Leia também: Equipamentos com tecnologia OCR são instalados em Vitória

 

Os equipamentos desenvolvidos pela Pumatronix vêm auxiliando as forças de segurança pública por meio do cercamento eletrônico de veículos em cidades do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso.

Os softwares, além de emitir alertas dos veículos com restrições de circulação, permitem a integração com sistemas governamentais e órgãos de polícia, possibilitando pesquisas sobre histórico do veículo, além de gerar relatórios estatísticos, como tempo médio de deslocamento, velocidade média entre dois pontos, entre outras medições.

 

ITSCAM FF 600
Você sabia que a ITSCAM FF 600, nossa mais nova solução completa e embarcada para o monitoramento e segurança pública e fiscalização de veículos em fluxos de passagem livre, realiza o reconhecimento de OCR/LPR embarcado?


Conheça melhor os nossos produtos e soluções, acesse: https://pumatronix.com/produtos-e-solucoes/

Fique atualizado

Matenha-se por dentro das novidades tecnológicas para estradas e cidades inteligentes.