É possível ter mais fluidez no trânsito das grandes cidades?

Artigos

Fluidez no trânsito é um fator essencial para o desenvolvimento da sociedade e saúde da população

Você sabia que o brasileiro chega a perder 21 dias do ano em congestionamentos de trânsito? O dado consta na pesquisa Mobilidade Urbana 2022, desenvolvida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo Serviço de Proteção ao Crédito em parceria com o Sebrae.

Segundo os entrevistados:

 

  • 28% levam de 30 minutos a 1 hora por dia no trânsito;
  • 32% levam de 1 a 2 horas para ir a lugares como o trabalho, escola, faculdade ou fazer compras;
  • Tempo gasto nos engarrafamentos: média de 64,5 minutos por dia.

Fonte: Pesquisa Mobilidade Urbana 2022

De acordo com os especialistas em urbanismo, o excesso de engarrafamentos nas cidades brasileiras é decorrente de alguns fatores como o aumento da frota de veículos registrado nas últimas décadas, ausência de planejamento urbano e déficit de infraestrutura dos municípios.

Este cenário apresentado suscita a seguinte pergunta, de parte da população: será que é possível ter mais fluidez no trânsito das grandes cidades? Embora tal questionamento represente um complexo desafio, a resposta é que, sim, essa possibilidade é viável.

 

Leia também: Hora de encarar o trânsito de forma inteligente

 

Fluidez no trânsito: tecnologia é grande aliada

O que nem todos sabem é que já há no mercado produtos e soluções capazes de auxiliar os gestores de trânsito a melhorar a fluidez das vias, reduzindo os problemas de engarrafamentos, lentidão e acidentes e, consequentemente, contribuindo para uma engenharia de tráfego mais eficiente e segura.

E o melhor de tudo é que não há a necessidade de importar tais produtos e sistemas. É que indústrias brasileiras como a Pumatronix, que possui fábrica e parque tecnológico instalados em Curitiba (PR), desenvolvem tecnologias reconhecidamente avançadas na área da mobilidade urbana.

 

Fluidez no trânsito passa pela sincronização de semáforos

Se você transita por uma média ou grande cidade do Brasil, certamente já questionou algumas situações em que a luz do semáforo está vermelha sem haver necessidade alguma, certo? Isso ocorre porque a temporização desses equipamentos fixos (tempo de abertura e fechamento) desconsidera o fluxo das vias.

Ao pensar nisso, a Pumatronix desenvolveu o VIGIA-VL, um sistema de monitoramento por análise de imagens em tempo real que atua em sincronia com os controladores semafóricos, o que possibilita a análise de carros, motos, ônibus e caminhões.

 

Temporização conforme o fluxo

Dessa forma, a temporização dos semáforos pode ser adaptada conforme o fluxo de cada via, fornecendo taxa de ocupação por faixa, prevendo filas e as suas extensões, além do tempo estimado de deslocamento. Com isso, os gestores de trânsito conseguem desenvolver estratégias mais eficientes de tráfego, indicando, por exemplo, caminhos e rotas alternativos.

“O VIGIA-VL fornece informações para o sistema semafórico realizar a gestão do tráfego de forma adaptativa, com ajustes de temporização conforme o fluxo de cada via. Desta forma contribuímos para uma engenharia do tráfego mais eficiente e segura”, explica o CEO da Pumatronix, Sylvio Calixto.

 

Leia também: Como os radares inteligentes estão transformando a mobilidade em Curitiba

Gostou deste artigo? Por meio dele procuramos demonstrar que a fluidez no trânsito das cidades é possível. O controle semafórico é uma necessidade que garante, além de uma maior circulação, mais segurança no trânsito.

Ao adotar soluções como o VIGIA-VL, o tráfego passa a fluir com mais facilidade, uma vez que os congestionamentos são reduzidos. Assim, a sociedade como um todo vê a otimização de um dos seus recursos mais importantes: o tempo.

Para conhecer mais detalhes do VIGIA-VL, assista a este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=XxUkHvS-hTo

Fique atualizado

Matenha-se por dentro das novidades tecnológicas para estradas e cidades inteligentes.

    Isso vai fechar em 0 segundos