Como radares inteligentes estão transformando a mobilidade em Curitiba

Artigos

Novos radares, mais modernos, estão sendo instalados em Curitiba

Já há algumas décadas, Curitiba é referência nacional em mobilidade. Fatores como o planejamento urbano e o pioneirismo em iniciativas como sistema de BRT (Bus Rapid Transit) contribuíram para que a capital paranaense seja reconhecida, inclusive, no âmbito internacional.

Nesse sentido, a tecnologia desenvolve um papel preponderante. Em Curitiba, a instalação (intensificada em 2021) de radares inteligentes têm ajudado a melhorar a mobilidade urbana da cidade.

Mais do que apenas controlar a velocidade dos veículos – como fazem os radares tradicionais – esses radares inteligentes contam com softwares capazes de quantificar o número de pessoas que se deslocam pelas vias, considerando informações sobre o tipo de transporte utilizado, tempo médio de percurso e horários.

Tais informações geradas pelos sensores inteligentes possibilitam que os agentes públicos possam monitorar e mensurar as tendências de comportamento dos motoristas, além de autuar os condutores que venham a cometer infrações à legislação de trânsito.

 

Método não intrusivo

Um dos principais diferenciais dos radares inteligentes que estão sendo usados em Curitiba diz respeito ao efeito doppler, um método não intrusivo de detecção de automóveis que evita, por exemplo, a quebra do pavimento para a instalação de sensores e, por conseguinte, a paralisação das vias.

Os sensores inteligentes empregados conseguem alcançar centenas de metros, o que possibilita o monitoramento de todo o percurso traçado pelo automóvel, entre os quais: mudança de faixa, alteração de velocidade e conversões.

Atualmente, em Curitiba, algumas das tecnologias integradas aos radares inteligentes são as seguintes:

  • Laço indutivo: utilizado para identificar a presença de veículos;
  • Doopler (ultrassom): emite micro-ondas que são refletidas nos veículos. A diferença entre as frequências possibilita estimar a velocidade do automóvel;
  • Laço virtual (cálculo sobre imagem) ou laser: gera dados relevantes sobre tráfego.

 

Radares inteligentes: fator segurança

Até o início de 2021, Curitiba tinha 550 faixas monitoradas por radar. Com a nova licitação para sistemas de fiscalização serão 804, de acordo com a Prefeitura. Por meio dos radares inteligentes, a administração municipal espera reduzir o número de acidentes e, principalmente, de mortes no trânsito.

Segundo a Superintendência de Trânsito (Setran), a educação e fiscalização de trânsito conseguiram reduzir em 41,62% as mortes na capital paranaense desde 2011. A lista completa e atualizada dos radares em funcionamento na cidade está disponível no site da Setran.

 

Importância do controle semafórico

Você sabia que a Pumatronix desenvolve soluções tecnológicas que possibilitam a melhoria da mobilidade urbana? O sistema inteligente VIGIA-VL, por exemplo, assegura a eficiência do planejamento, monitoramento e análise de tráfego através de vídeo.

Dessa forma, é possível sincronizar os semáforos e otimizar o fluxo de veículos que transitam, diariamente, nas vias urbanas, reduzindo os congestionamentos e, ao mesmo tempo, aumentando a segurança.

Funciona assim: a gestão é realizada de forma adaptativa, ajustando as temporizações conforme o fluxo em cada via, fornecendo taxa de ocupação por faixa, além de prever filas e seus eventuais tamanhos. Desse modo, proporciona o conceito de “onda verde”, trazendo maior fluidez no trânsito.

Saiba mais sobre os produtos e soluções da Pumatronix para tornar as cidades mais inteligentes: https://pumatronix.com/produtos-e-solucoes/

Fique atualizado

Matenha-se por dentro das novidades tecnológicas para estradas e cidades inteligentes.

    Isso vai fechar em 0 segundos