Hora de encarar o trânsito de forma inteligente

Dicas dos Consultores Segmentos de Atuação

Soluções tecnológicas desenvolvidas no Brasil, contribuem para reduzir lentidão e engarrafamentos.

 

Se com a Pandemia muitas pessoas optaram por trabalhar de casa para reduzir o tempo de deslocamento assim como economizar no combustível do trajeto até o trabalho, a boa notícia é que para ao menos um destes problemas existe solução. Com o aumento de veículos transitando nas vias públicas por conta da volta gradual das atividades presenciais, as soluções tecnológicas se tornam fundamentais para melhorar o fluxo nos centros urbanos, evitando além de congestionamentos, os bloqueios dos cruzamentos e acidentes de trânsito.

Problemas como a ansiedade, esgotamento físico, mental e o estresse afetam a qualidade de vida dos motoristas, que acabam vulneráveis ao enfrentar a lentidão de veículos principalmente nos horários de pico: o trânsito passa a ficar mais perigoso.  A chance de acidentes aumenta em 3,7 vezes com congestionamentos leves e é até 6,3 vezes maior em pesados, de acordo com um estudo realizado pelo Instituto Cordial. No caso de motocicletas, a chance de atropelamento de pedestres é 90 vezes quando o fluxo está lento. E de transeuntes, são 4,5 e 8,5 a mais.

Os semáforos são responsáveis por organizar o trânsito e proteger motoristas e pedestres contra o risco de acidentes. Porém, quando sua programação para controlar o tempo de abertura e fechamento é fixa, um efeito colateral é o engarrafamento, que causa a insatisfação de cidadãos e até mesmo graves acidentes.

Felizmente, já há semáforos nos centros urbanos que dispõem da capacidade de somar inteligência para otimizar os tempos de sinal verde. Estes semáforos quando integrados a um sistema de gestão e monitoramento do fluxo de veículos, melhoram o trânsito do local onde existem as ocorrências. Esse é o caso do sistema VIGIA-VL, desenvolvido pela empresa brasileira Pumatronix, que promove melhor monitoramento e análise de tráfego por vídeo e leva fluidez às vias públicas quando integrado aos chamados semáforos inteligentes.

O CEO da empresa, Sylvio Calixto, explica que o VIGIA-VL não só melhora o monitoramento, planejamento e análise do tráfego para sincronizar os semáforos como também fornece dados relevantes à gestão viária a partir daquele ponto: “Nosso sistema faz o monitoramento e a análise de imagens, em tempo real, do cruzamento semafórico em grandes centros viários. A tecnologia permite a perfeita sincronia do fluxo de veículos e os controladores semafóricos, ao ajustar as temporizações conforme o fluxo de cada via, fornecendo a taxa de ocupação por faixa, além de prever filas e seus eventuais tamanhos”, explica.

Com soluções como essa, que proporcionam uma análise em tempo real, problemas como engarrafamentos, lentidão e acidentes podem ser evitados com mais eficiência: “O VIGIA-VL fornece informações para o sistema semafórico realizar a gestão do tráfego de forma adaptativa, com ajustes de temporização conforme o fluxo de cada via. Desta forma contribuímos para uma engenharia do tráfego mais eficiente e segura”, conclui Calixto.

Com o retorno das atividades normais de circulação de veículos, garantir que os cidadãos possam se sentir não só seguros como também que haja qualidade do trânsito para a qual elas irão retornar, é uma das grandes vantagens de centros urbanos investirem em tecnologias de gestão e monitoramento do trânsito.

Fique atualizado

Matenha-se por dentro das novidades tecnológicas para estradas e cidades inteligentes.

    Isso vai fechar em 0 segundos