Na Era da Mobilidade, veículos também atuam como coletores de dados

Artigos

mail_outline

Continue por dentro do que acontece na Mobilidade e Fiscalização de Trânsito do Brasil assine nosso newsletter. Envio mensal com os principais tópicos da nossa atuação neste cenário.

CADASTRAR

Conectividade dos veículos desempenha um papel relevante para a mobilidade urbana

Nesta chamada Era da Mobilidade que já estamos vivenciando, os veículos deixam de ser, apenas, meios de transporte. É que em tempos de uma conectividade cada vez mais acentuada, os automóveis atuam também como coletores de dados.

Um estudo recente da consultoria Gartner aponta que o setor de mobilidade será responsável por 53% das oportunidades de IoT e 5G até 2023, ou seja, mais da metade desse mercado. O levantamento destaca que a participação de veículos conectados à quinta geração das redes móveis saltará de 15% em 2020 para 74% no ano que vem, chegando a 94% em 2028.

 

Leia também: Indicadores melhoram até 30% com tecnologias para cidades inteligentes

 

Rede de abastecimento conectada

Com o objetivo de atender a estas projeções, os veículos ganham, cada vez mais, tecnologia embarcada para serem transformados em grandes coletores de dados. Desse modo, eles passam a integrar toda uma rede de abastecimento conectada à infraestrutura das residências e cidades.

Principais benefícios de uma maior conectividade para as smart cities:

 

  • Maior capacidade de monitoramento e otimização da gestão do trânsito, o que inclui fatores como a eficiência do fluxo de veículos;
  • Mais segurança tanto nas vias urbanas como nas rodovias;
  • Conexão do ecossistema de transporte urbano por meio de inteligência artificial;
  • Utilização dos veículos autônomos, elétricos e compartilhados de forma automatizada;
  • Eficiência energética;
  • Redução dos congestionamentos.

 

Maior conectividade também demanda desafios

Contudo, o desenvolvimento tecnológico, por si só, não consegue reconfigurar a mobilidade urbana. Para solucionar todo o déficit de infraestrutura que ainda existe em boa parte das grandes cidades brasileiras, será imprescindível que o poder público e o setor privado realizem, conjuntamente, o planejamento a ser traçado.

Nesse sentido, alianças estratégicas são necessárias porque, apesar dos avanços que temos observado, sobretudo no campo da inovação tecnológica, também é verdade que alguns problemas históricos acerca da infraestrutura atual de transporte urbano ainda persistem.

 

Leia também: É possível ter mais fluidez no trânsito das grandes cidades?

 

Pumatronix está preparada para a Era da Mobilidade

Com mais de 15 anos de mercado, a Pumatronix tem o seu DNA fundado sobre as rodas da inovação tecnológica e IoT. Sempre atenta às principais transformações da sociedade, a empresa seguirá firme em sua missão de criar soluções de monitoramento inteligente de imagens que promovam a cidadania e contribuam para a qualidade de vida das pessoas.

 

Conheça a nossa atuação no setor de mobilidade urbana: https://pumatronix.com/atuacao/mobilidade-urbana/

Fique atualizado

Matenha-se por dentro das novidades tecnológicas para estradas e cidades inteligentes.