Sistemas de Transporte Inteligente (ITS): o que são e como funcionam?

Cases Pumatronix

mail_outline

Continue por dentro do que acontece na Mobilidade e Fiscalização de Trânsito do Brasil assine nosso newsletter. Envio mensal com os principais tópicos da nossa atuação neste cenário.

CADASTRAR

Não resta dúvida que o mundo está cada vez mais conectado. Isso inclui, obviamente, as cidades, principalmente os grandes centros urbanos, onde vive e transita a maior parte da população. Nesse sentido, os chamados Sistemas de Transporte Inteligente (ITS) exercem um papel fundamental.

 

Sistemas de Transporte Inteligente (ITS): o que são?

Os Sistemas de Transporte Inteligente (do inglês Intelligent Transport Systems) podem ser definidos como uma série de soluções tecnológicas que contribuem para a melhoria da mobilidade urbana e, consequentemente, para tornar as cidades mais inteligentes.

Muito utilizados para auxiliar na gestão de tráfego das cidades, os Sistemas de Transporte Inteligente agregam mais eficiência, segurança e até mesmo sustentabilidade ambiental aos centros urbanos, permitindo que a sociedade como um todo obtenha mais cidadania e qualidade de vida.

 

Leia também: Planejamento Urbano: tudo o que você precisa saber

 

Exemplos de Sistemas de Transporte Inteligente (ITS)

Há inúmeros exemplos de Sistemas de Transporte Inteligente (ITS). Empresa visionária, a Pumatronix é especialista em pesquisa e desenvolvimento de soluções de ITS há 15 anos, com foco nos segmentos: mobilidade urbana, concessionárias de rodovias, fiscalização de veículos, monitoramento e segurança.

Em nosso dia a dia nos centros urbanos, podemos observar a atuação dos Sistemas de Transporte Inteligente (ITS) em sensores de tráfego, dispositivos de captura, processamento e identificação de imagens, semáforos e meios de transporte como ônibus, metrô, trens e até mesmo ambulâncias. Dessa forma, podemos dizer que os ITS auxiliam as autoridades de trânsito e da segurança pública.

 

A importância da conectividade

Vale observar que o conceito de Sistemas de Transporte Inteligente (ITS) pressupõe uma conectividade cada vez maior, tanto entre as pessoas quanto dos veículos em si, algo que demanda a criação de uma infraestrutura de ponta, o que inclui internet de última geração, rápida e acessível.

 

Integração é fundamental

Quando falamos em Sistemas de Transporte Inteligente (ITS), a integração é fundamental. Em relação ao trânsito, é necessário que haja uma sincronização de semáforos, dispositivos modernos de captura de imagens capazes, por exemplo, de identificar com detalhamento a ocorrência de eventos como acidentes, além de emitir, quando necessário, alertas para agentes de segurança e saúde.

No que diz respeito à gestão de tráfego, os ITS possibilitam determinar indicadores e padrões de desempenho, os quais tornam as tomadas de decisão dos gestores mais simples e assertivas. Desse modo, a administração da frota de veículos atinge uma eficiência muito superior, uma vez que se obtêm dados de controle sobre o consumo de combustível, otimização da frota e ordem de escala dos condutores.

Também é importante mencionar que, por se valerem, muitas vezes, de recursos como a Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e Big Data, os Sistemas de Transporte Inteligente (ITS) e a automatização dos processos proporcionam mais eficiência à gestão urbana, fazendo com que os gestores consigam direcionar mais o foco em outras demandam que precisam da mão-de-obra humana para a sua resolução.

 

Leia também: Como radares inteligentes estão transformando a mobilidade em Curitiba

 

Cidades que são referência em ITS

De acordo com o relatório “O Futuro da Mobilidade”, da McKinsey, Singapura, na Ásia, é uma das principais referências mundiais em ITS, uma vez que conta com uma gestão de trânsito de alto nível, o que inclui fatores como transporte público de qualidade e integração com um centro de controle de operações. Em nível sul-americano, a capital da Argentina, Buenos Aires, também tem se destacado, consideravelmente, nessa área.

A metrópole portenha tem investido em aplicativos que possibilitam aos agentes públicos informar à população acerca de eventuais problemas na infraestrutura urbana. Aqui no Brasil, Campinas, São Paulo, Curitiba e Brasília desenvolvem projetos importantes em ITS.

 

ITS: conheça as soluções da Pumatronix

Com 15 anos de pesquisa e desenvolvimento de soluções para Sistemas de Transporte Inteligente (ITS), a Pumatronix nasceu na Incubadora Tecnológica do Tecpar (INTEC) em 2007 e, desde então, contribui para a mobilidade urbana e rodoviária, modernização das cidades, fiscalização e segurança no trânsito, sendo considerada uma das principais fabricantes nacionais de equipamentos eletrônicos para captura e processamento de imagem e também sistemas para gestão de informações veiculares.

Conheça, agora mesmo, nossos produtos e soluções em ITS: https://pumatronix.com/produtos-e-solucoes/

Fique atualizado

Matenha-se por dentro das novidades tecnológicas para estradas e cidades inteligentes.