Reduzindo os desafios do número elevado de frota com tecnologia inteligente!

Notícias Pumatronix

O trânsito urbano no Brasil é uma realidade desafiadora, com cidades enfrentando congestionamentos, poluição e problemas de mobilidade. Com mais de 100 milhões de automóveis circulando, é essencial traçar estratégias eficientes para garantir a segurança e fluidez nas vias.

Cidades congestionadas:

Muitas das nossas maiores cidades sofrem com o aumento desenfreado da frota de veículos. Em São Paulo, o centro financeiro do País, o número passa dos 8 milhões de automóveis. Seu congestionamento é um dos piores da nação, além dos seus problemas com poluição do ar e com enchentes serem também famosos. Uma das tentativas de resolver isso foi a implementação do Rodízio Veicular, que impede a circulação de placas com finais em dois dígitos em um dia útil da semana. No entanto, mesmo com a restrição, o número de carros que circulam já é o mesmo de 1990, quando a regra não existia.

No Rio de Janeiro, são quase 3 milhões de automóveis circulando. Embora não chegue a ter uma malha ferroviária igual à de São Paulo (300 Km), a cidade tem uma infraestrutura pública considerável. No entanto, mesmo assim, a população sofre com o excesso de carros de passeio, motos, ônibus, caminhões e afins. Além disso, os roubos e sequestros de cargas estão entre os piores do País, contribuindo para que muitos saiam com seus próprios carros, por medo, o que piora ainda mais o congestionamento.

Belo Horizonte também enfrenta grandes problemas de locomoção, com a frota de veículos da cidade crescendo em uma razão seis vezes maior do que o número de pessoas. Hoje já são mais de 2 milhões de carros circulando. A cidade tem enfrentado desafios na mobilidade urbana, principalmente por contar com a menor malha ferroviária entre as maiores cidades do país.

Brasília, a cidade modelo em termos de planejamento urbano, também não está livre dos problemas de congestionamento. Embora a frota não chegue a 2 milhões de veículos, a quantidade de pessoas tentando ir para os mesmos lugares nos horários de pico causa engarrafamentos.

Curitiba, apesar de ser um exemplo em termos de transporte público eficiente, administrado pela URBS (Urbanização de Curitiba S/A), também enfrenta desafios de mobilidade. Estamos falando de mais de 1,5 milhão de carros, com uma taxa de crescimento de 5% ao ano. Sendo que o congestionamento já começa a aparecer em regiões e horários de pico, pedindo atenção das autoridades públicas.

De acordo com dados do IBGE, a frota de veículos no Brasil ultrapassa a marca de 100,7 milhões de unidades, somando todas as categorias. Isso representa um crescimento contínuo desde 2010, quando o número era de 64,8 milhões.

Planejamento urbano e soluções inteligentes:

Para enfrentar esses desafios, é fundamental investir em planejamento urbano, soluções tecnológicas e inovadoras. Com as soluções da Pumatronix, podemos transformar a mobilidade urbana e tornar nossas cidades mais seguras e eficientes.

VIGIA-VL a favor da mobilidade urbana:

Monitoramento e Análise de Tráfego Inteligente: Nossa solução, a VIGIA-VL, é um sistema que utiliza Inteligência Artificial para monitorar e analisar o tráfego por meio de vídeo e imagens. Com hardware e software inovadores, a VIGIA-VL possibilita a sincronização de semáforos e melhoria do fluxo de veículos, contribuindo para o conceito de “onda verde” nas vias urbanas.

O analítico Virtual Loop, presente na VIGIA-VL, utiliza laços virtuais e análise de vídeo para contar veículos, medir ocupação de vias, estimar velocidades e gerar eventos de contagem volumétrica e classificação de veículos. Essa tecnologia avançada é ideal para gestão do tráfego urbano e monitoramento do trânsito, proporcionando mais segurança e fluidez nas ruas.

Transformando o futuro das cidades:

A Pumatronix está comprometida em fornecer soluções de ponta para a mobilidade urbana no Brasil. Com a VIGIA-VL e nossos demais equipamentos, buscamos enfrentar os desafios do trânsito com tecnologia e inovação, contribuindo para um futuro mais seguro e eficiente para todos.

Conheça nossas soluções e faça parte dessa revolução na mobilidade urbana!

Para falar com um dos nossos consultores, entre em contato:

contato@pumatronix.com.br | (41) 3016-3173

Fique atualizado

Matenha-se por dentro das novidades tecnológicas para estradas e cidades inteligentes.

    Isso vai fechar em 0 segundos