Reconhecimento de placas: mais segurança aos estacionamentos

Segmentos de Atuação

mail_outline

Continue por dentro do que acontece na Mobilidade e Fiscalização de Trânsito do Brasil assine nosso newsletter. Envio mensal com os principais tópicos da nossa atuação neste cenário.

CADASTRAR

Além de sua fundamental importância para tornar a mobilidade urbana mais eficiente, os Intelligent Transportation Systems (ITS – Sistemas de Transporte Inteligente) também são essenciais para contribuir com a segurança pública das grandes cidades.

Quando falamos dos estacionamentos rotativos, situados em vias públicas, podemos lembrar que até bem pouco tempo os agentes de trânsito eram obrigados a percorrer a pé um trajeto limitado de verificações para monitorar os veículos estacionados. 

Cada vez mais intenso, o fluxo de veículos nas grandes cidades brasileiras dificultou o monitoramento e a fiscalização realizados apenas por meio de agentes. Para executar toda a varredura, seria necessário contratar um grande número de servidores, o que demandaria aportes vultosos de recursos públicos.

Essa realidade passou a mudar em São Paulo e outras cidades brasileiras quando a Pumatronix, indústria brasileira com sede em Curitiba, desenvolveu a tecnologia ITSCAMPRO VTR-4, que realiza o rastreamento de veículos estacionados e possibilita a consulta aos órgãos de segurança a fim de identificar os automóveis com ocorrência de roubo ou furto.

Leia também: Como a Inteligência Artificial chegou e revolucionou a segurança pública

 

Como funciona o ITSCAMPRO VTR-4

Composto por um pacote de hardware e software que realiza a identificação veicular por meio de algoritmos de OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), o ITSCAMPRO VTR-4 pode ser utilizado de maneira estática ou móvel, sendo acoplado, por exemplo, em viaturas ou tripés, tal qual um radar móvel.

Em um veículo fiscalizador é possível instalar na parte externa, com a ajuda de um suporte, quatro dispositivos de captura de imagens (dois apontados para frente e dois para trás), os quais conseguem garantir o reconhecimento preciso dos automóveis, seja pela placa frontal ou traseira.

Graças ao constante trabalho de pesquisa da Pumatronix, o sistema utiliza a geolocalização para transmitir as coordenadas precisas do local exato onde o veículo foi identificado, um recurso que facilita (e muito) o trabalho da fiscalização policial.

 

Saiba também

A unidade de processamento do ITSCAMPRO VTR-4 também possui roteador Wi-Fi, que permite acessar todo o sistema através de notebook ou tablet, facilitando a utilização e tornando toda a operação do sistema mais dinâmica.

 

Principais aplicações do ITSCAMPRO VTR-4:

  • Identificação de veículos de interesse em determinado local, com base em lista de placas cadastradas;
  • Identificação de todas as placas previstas pelo Contran, inclusive do novo padrão Mercosul;
  • Operações de blitz, obtendo informações sobre os veículos antes de solicitar a sua parada;
  • Mapeamento do fluxo de veículos em rodovias e cidades;
  • Contagem de veículos para fins estatísticos e para o levantamento de dados de mobilidade urbana;
  • Fiscalização de trânsito para veículos do rodízio;
  • Fiscalização de veículos em estacionamentos rotativos.

 

Mobilidade urbana também ganha

Além de ser um importante aliado da segurança pública, o sistema também auxilia a mobilidade urbana, uma vez que garante a rotatividade do estacionamento. Dessa forma, novos espaços para que outros veículos possam utilizar as vagas de rua são abertos.

Nesse sentido, também é válido observar que o trabalho do ITSCAMPRO VTR-4 ajuda os motoristas a rodar menos para achar um local para estacionar – missão cada vez mais frequente nas grandes cidades brasileiras, o que é muito positivo para os setores de comércio, serviços, turismo e o trânsito de forma geral.

Leia também: Evasão de pedágio: entendendo a Portaria 179 do Denatran

Conheça algumas cidades que já utilizam o ITSCAMPRO VTR-4: São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), Piracicaba (SP), Araçatuba (SP), Araraquara (SP), Maricá (RJ), Juiz de Fora (MG), Araucária (PR), Rio Verde (GO), Porto Alegre (RS), Gravataí (RS), Gramado (RS) e Caruaru (PE).

Este vídeo demonstra com mais detalhes como funciona o ITSCAMPRO-VTR-4: https://www.youtube.com/watch?v=hqXXKBfHx3k

Saiba mais sobre os dispositivos de captura e processamento de imagens da Pumatronix que podem ser aplicados ao seu projeto. Fale com nossa equipe técnica especializada. Envie um e-mail para contato@pumatronix.com.br ou, se preferir, ligue: (41) 3016–3173.

Fique atualizado

Matenha-se por dentro das novidades tecnológicas para estradas e cidades inteligentes.