O desafio do trânsito brasileiro: como reduzir o tempo perdido e melhorar a qualidade de vida

Diversos

mail_outline

Continue por dentro do que acontece na Mobilidade e Fiscalização de Trânsito do Brasil assine nosso newsletter. Envio mensal com os principais tópicos da nossa atuação neste cenário.

CADASTRAR

Ficar preso em engarrafamentos, perder horas preciosas no percurso casa-trabalho-casa e experimentar os efeitos negativos do trânsito são cenários comuns. O tempo perdido no trânsito não apenas é cansativo, mas também gera estresse e tem implicações profundas em nossa qualidade de vida.

De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mais de um terço dos brasileiros em grandes cidades passa mais de uma hora por dia no trânsito. Esse número é alarmante, pois reflete uma parte significativa do nosso dia desperdiçada em congestionamentos. Para 8% da população, esse tempo se estende para mais de 3 horas, tornando a jornada ainda mais
exaustiva.

Um problema sério! De acordo com a pesquisa da CNI, o tempo perdido no trânsito não é apenas uma questão de cansaço, tem implicações profundas em nossa qualidade de vida. Para 51% dos entrevistados, o tempo perdido na locomoção impacta diretamente na produtividade no trabalho, tornando a jornada mais exaustiva e prejudicando o desempenho. Além disso, 60% relatam que já
chegam ao local de trabalho estressados devido ao tempo no trânsito, e 23% perderam pelo menos um dia de trabalho devido a longos deslocamentos. Também, 32% dos trabalhadores recusaram ofertas de emprego por causa das condições de transporte, 10% trocaram de emprego por esse motivo e 2% recusaram propostas de emprego. Surpreendentemente, 37% cogitariam mudar de emprego apenas para reduzir o tempo gasto no transporte.

O tempo perdido no trânsito afeta não apenas a qualidade de vida, mas também a produtividade no trabalho. De acordo com a mesma pesquisa, 55% das pessoas relatam que a qualidade de vida é afetada devido ao tempo gasto no transporte. Para 51%, o trânsito impacta diretamente na produtividade. Chegar ao trabalho estressado devido ao tempo no trânsito é uma realidade para 60% dos entrevistados, que admitiram atrasos devido às condições do trânsito.

Pensando em minimizar o tempo de trânsito, aumentar o uso de tecnologia para um trânsito mais inteligente e melhorar a qualidade de vida dos brasileiros, criamos o VIGIA-VL, uma solução inovadora baseada em inteligência artificial para monitoramento, planejamento e análise de tráfego por meio de vídeo e imagens. O VIGIA-VL pode ajudar nesse cenário através da sincronização de semáforos, otimização de fluxo de veículos e com o conceito de “onda verde”. Sua interface de gestão web, permite configurá-lo remotamente, tornando o tráfego mais eficiente e fluindo com mais facilidade.

Este sistema oferece analíticos avançados, incluindo a contagem de veículos, medição de ocupação de vias, medição de velocidade estimada e disparo para captura de imagens. O Virtual Loop, analítico embarcado no VIGIA-VL é um destaque, utilizando laços virtuais e análise de vídeo para detectar a presença de veículos, contribuindo para sistemas de gestão de tráfego e apoiando
tomadas de decisões eficazes. O tempo perdido no trânsito é um problema real, mas com soluções inovadoras como o VIGIA-VL, podemos transformar essa realidade. Na Pumatronix, estamos comprometidos em melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida de todos os brasileiros.

Junte-se a nós nesta missão para tornar as ruas mais seguras e eficientes.

Se você quer conhecer ainda mais sobre o VIGIA-VL, acesse: www.pumatronix.com/produtos/vigia-vl-nova-solucao/

Para falar com um dos nossos consultores, entre em contato:

contato@pumatronix.com.br

(41) 3016-3173

Fique atualizado

Matenha-se por dentro das novidades tecnológicas para estradas e cidades inteligentes.