Considerada uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, a Consumer Electronic Show (CES 2023) foi realizada de 5 a 8 de janeiro em Las Vegas (EUA).
A edição deste ano reuniu mais de 100 mil participantes de diversos países do mundo, que puderam acompanhar as visões das montadoras de veículos e gigantes da tecnologia sobre como será o futuro das inovações em mobilidade urbana.
Leia também: A importância da mobilidade urbana para a qualidade de vida da população
Entre as inovações voltadas à mobilidade urbana apresentadas na CES 2023, destaque para as tecnologias de realidade virtual, que conseguem projetar dados relevantes nas janelas dos veículos, sistemas de monitoramento que analisam o bem-estar dos motoristas e a inteligência artificial que se baseia no comportamento dos usuários. Conheça melhor estas novidades:
No campo da mobilidade, destaque para a nova geração do Head-Up Display /Imagem: Divulgação BMW
Durante a CES 2023, a BMW apresentou o conceito do sedã que muda de cor, o i Vision Dee, cuja carroceria consegue alterar o tom em até 32 cores. No campo da mobilidade, destaque para a nova geração do Head-Up Display, capaz de mostrar informações sobre o trajeto, mesclando a visão com realidades virtuais projetadas nas janelas dos carros. O modelo servirá de inspiração para os lançamentos que a fabricante promete para a partir de 2025.
A tecnologia também ajuda a fornecer rotas alternativas e sem engarrafamentos, no intuito de aliviar o estresse/Foto: Harman/Divulgação
A qualidade de vida dos condutores é um fator levado cada vez mais em conta pela indústria automobilística. A Harman, uma das empresas da Samsung especializadas em tecnologia de automóveis, apresentou na CES 2023 um conjunto de recursos desenvolvidos para melhorar tanto a segurança como a saúde de motoristas e passageiros.
O sistema avançado de monitoramento é capaz de medir a atividade ocular do motorista, além de identificar a frequência cardíaca e respiratória, com o objetivo de determinar o bem-estar.
A tecnologia também ajuda a fornecer rotas alternativas e sem engarrafamentos, no intuito de aliviar o estresse. Destaque também para um conjunto de sensores no interior da cabine que detectam se uma criança foi deixada no banco traseiro.
A tecnologia será integrada aos carros elétricos da companhia a partir de 2025/Foto: Chrysler/Divulgação
As cabines, como conhecemos hoje, podem virar artigos do passado em um futuro bem próximo. É que na Era da Inteligência Artificial, elas podem agregar inúmeros recursos. Na CES 2023, a fabricante americana Chrysler apresentou a tecnologia Chrysler Synthesis, que permite que o carro aprenda a mostrar dados de acordo com os hábitos dos usuários.
O protótipo de dois lugares conta com um painel equipado com duas telas que totalizam nada menos que 37,2 polegadas. A tecnologia será integrada aos carros elétricos da companhia a partir de 2025.
Leia também: Saiba como a Inteligência Artificial contribui para a classificação veicular por imagens
Você sabia que a Pumatronix desenvolve sistemas e produtos que contribuem para tornar o trânsito mais seguro e eficiente? Conheça as nossas soluções voltadas às seguintes áreas de atuação: