Celular e direção não combinam!

Notícias Pumatronix

mail_outline

Continue por dentro do que acontece na Mobilidade e Fiscalização de Trânsito do Brasil assine nosso newsletter. Envio mensal com os principais tópicos da nossa atuação neste cenário.

CADASTRAR

Entenda os riscos de distração dessa atitude, e os números que preocupam.

Ainda reforçando nossa preocupação em disseminar as políticas do Maio Amarelo, vamos abordar um assunto que trata de segurança no trânsito: celular e direção. Dirigir usando o celular é uma prática cada vez mais comum e perigosa nas ruas e estradas. Para tentar reduzir os números de acidentes causados por essa prática, as multas para quem dirige usando o celular foram agravadas no Brasil. Apesar de muitos motoristas ainda não estarem cientes dos riscos envolvidos, o Código de Trânsito Brasileiro prevê que conduzir um veículo com celular em mãos é infração gravíssima, podendo render 7 pontos na carteira e multa de R$ 293,47 (atualizada em Maio de 2023).

 

Esse tipo de infração é um exemplo de sinistro de trânsito, ou seja, uma situação passível de prevenção. Os riscos de dirigir usando o celular são diversos: o motorista pode ficar distraído, perder o foco na estrada e, consequentemente, diminuir o tempo de reação em caso de emergência. O simples ato de desviar o olhar para o celular por alguns segundos pode ser suficiente para causar um acidente. Confira os 3 tipos de distração que o celular pode trazer:

 

1. Manual: quando o motorista tira as mãos da direção e usa para manusear o celular, seja para atender uma ligação ou mandar uma mensagem. 

2. Visual: ocorre a partir do momento em que o motorista desvia o olhar da rua ou estrada, para a tela do celular, deixando de prestar atenção no que acontece na pista naquele momento.

3. Cognitivo: quando o motorista desvia o foco da sua atenção, se distraindo com outra situação, podendo perder um tempo precioso para reação no volante.

 

Segundo o Renainf, foram registradas 246.438 infrações de trânsito por uso de celular no ano de 2021 no Brasil, o que equivale a 28 pessoas multadas a cada hora. Já o Denatran aponta que o uso do celular enquanto se dirige é a terceira maior causa de acidentes no Brasil, ficando atrás apenas do excesso de velocidade e do consumo de álcool.

É importante destacar que os perigos de dirigir usando o celular não se limitam apenas às chamadas telefônicas. O envio de mensagens de texto, a checagem de redes sociais e outras distrações no celular também são igualmente perigosas.

Nosso foco aqui na Pumatronix, é a redução significativa dos acidentes de trânsito e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida dos usuários das vias. Por isso, convidamos todos os motoristas a entender a gravidade dessa prática e se comprometer a não usar o celular enquanto dirigem. Além de evitar multas, essa atitude pode salvar vidas.

 

Para conhecer mais sobre nossos produtos, acesse:

https://pumatronix.com/produtos/

 

Se preferir, fale diretamente com um dos nossos consultores:

contato@pumatronix.com.br | Telefone: (41) 3016-3173

Fique atualizado

Matenha-se por dentro das novidades tecnológicas para estradas e cidades inteligentes.