Agentes de trânsito vão percorrer às ruas e com a ajuda de inteligência artificial presentes no equipamento fornecido pela Pumatronix vão identificar os carros que passam deste limite.
O sistema já estava em teste há pelo menos 1 mês. Dois carros do Departamento de Trânsito de Araucária foram equipamentos com 4 equipamentos cada um, que farão a leitura das placas de veículos estacionados nas vagas da cidade, e levarão a informação para o sistema de gestão de estacionamento rotativo (ESTAR) por meio do ITSCAMPRO Móvel. A fiscalização visa monitorar se os o veículos se o veiculo está dentro do limite de horário estabelecido pela cidade que é de 2 horas.
As imagens poderão ser enviadas também para a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná, e portanto se a placa lida tiver altera de roubo e furto, através da Inteligência Artificial contida no sistema, a Polícia Militar e a Guarda Municipal são notificadas em tempo real para a abordagem efetiva.
Um dos diferenciais da tecnologia utilizada no VTR-4 é o georeferenciamento que permite que o veículo estacionado possa mudar de vaga dentro dos setores estabelecidos no ESTAR, e continuar tendo a sua localização sendo transmitida por meio do monitoramento.
Otimizar a mobilidade dentro das cidades e ao mesmo tempo zelar pela segurança dos cidadãos é um dos fatores que levam inclusive investimentos para as cidades afinal cada vez mais empresas estão levando em consideração o bem estar e qualidade de vida provida pelo poder publico na definição de projetos de ampliação.
Leia a fonte na íntegra em: https://globoplay.globo.com/v/9162459//