Pumatronix prevê crescimento de 20% em 2024 e mira o segmento de Segurança Eletrônica

Diversos

mail_outline

Continue por dentro do que acontece na Mobilidade e Fiscalização de Trânsito do Brasil assine nosso newsletter. Envio mensal com os principais tópicos da nossa atuação neste cenário.

CADASTRAR

Referência no mercado de ITS, companhia pretende investir 16% do faturamento bruto em P&D para expandir portfólio e alcançar novos mercados

São Paulo, 2024 – A Pumatronix, uma das principais fabricantes brasileiras de soluções para Sistemas de Transporte Inteligente (ITS), registrou crescimento de aproximadamente 30% em 2023, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Para este ano, a projeção é crescer em torno de 20%.

Para isso, a empresa paranaense, que ano a ano vem investindo em Inovação, pretende investir em 2024 cerca de 16% do seu faturamento bruto em P&D para expandir seu portfólio de produtos e soluções, além de fortalecer sua atuação em novos mercados. A companhia também está firmando parcerias estratégicas com empresas internacionais e nacionais do setor de ITS. 

A Pumatronix tem forte atuação nos setores público e privado, nos segmentos de fiscalização, concessionárias de rodovias, mobilidade urbana e monitoramento e segurança pública. Atualmente, a maior parte do volume de vendas da companhia está concentrada nos três primeiros segmentos, e para 2024 a meta é aumentar a atuação no segmento de segurança eletrônica. Para atender as demandas do setor público, a Pumatronix comercializa seus produtos e soluções por meio dos mais de 50 integradores e operadores parceiros que atuam junto aos projetos.

Outros segmentos que a empresa também está de olho e deseja ampliar a presença com a oferta de soluções completas são os pedágios com a tecnologia Free Flowque prevê a cobrança de pedágio em fluxo livre, sem praças físicas – e a fiscalização de pesagem de veículos.

“Estamos sempre atentos às demandas do mercado para diversificar nossa atuação e aperfeiçoar nossos produtos, os segmentos de estacionamento, portos e aeroportos, por exemplo, têm muito espaço para explorar e também são setores interessantes para nós,” afirma Sylvio Calixto, CEO da Pumatronix. 

Entre os planos da empresa para 2024 está também a ampliação da sua unidade fabril, localizada na cidade de Curitiba. Instalada num espaço tecnológico com cerca de 2.000 m2, a companhia adquiriu um novo terreno que vai dobrar o espaço físico para expansão da produção. 

Mão de obra qualificada

A empresa conta com profissionais especializados, cerca de 30% dos seus colaboradores são das áreas de Engenharia, Projetos, Tecnologia e Software, o que permite à empresa realizar todo o processo de desenvolvimento, criação e preparação dos produtos. 

Na linha de montagem, os produtos idealizados pela equipe de engenharia tomam forma. O setor produz em média 10 mil peças/mês e realiza diversos testes como de imagem, conexão e funcionalidade antes da distribuição. A empresa conta com aproximadamente 120 funcionários e cerca de 470 clientes ativos.

Na fábrica da Pumatronix são produzidos produtos e soluções como ITSCAM 400, ITSCAM 600, ITSCAM VIGIA+, ITSCAM FREE FLOW, ITSLUX, JIDOSHA, CLASSIFIER, Nevada, SIGAEM NM1, que podem ser utilizados em projetos de evasão de pedágios Stop and Go e Free Flow, fiscalização eletrônica, controle semafórico (semáforos inteligentes) e na identificação e monitoramento de veículos irregulares ou com restrição.

 

De startup à líder no mercado de ITS

A Pumatronix foi criada em 2007, a partir da ideia de quatro amigos engenheiros que estudaram e trabalharam juntos e decidiram empreender no mercado de tecnologia e trânsito.  O grupo tinha por objetivo criar um equipamento capaz de capturar imagens de placas de veículos com qualidade suficiente para fazer a gestão do tráfego e facilitar a mobilidade urbana.

Ricardo Andriani, um dos sócios, formado em Engenharia Eletrônica, começou a realizar os primeiros testes das placas eletrônicas e do equipamento para desenvolver o que se tornaria a ITSCAM 300, primeira solução da empresa para leitura de placas de veículos.

A empresa foi concebida na Incubadora Tecnológica do Tecpar (INTEC) e contou com o apoio dos outros três sócios, Sylvio Calixto, Antonio Eduardo Matsuno Ramos, e Leonardo Simoni, que juntos com Andriani investiram para a criação dos primeiros protótipos.

Mas, como toda história de empreendedorismo tem seus percalços com os quatro jovens não seria diferente. Eles tiveram que encarar um problema sério de saúde de 

Andriani, que o afastou de suas funções por alguns meses. Nesse momento, todos se envolveram no desenvolvimento da solução para dar sequência aos trabalhos de Andriani e colocar o negócio de pé.

“Apesar do momento complicado, não podíamos deixar o barco à deriva. O projeto era dos quatro, então nos unimos para dar continuidade aos trabalhos e seguir no desenvolvimento e criação da nossa solução, que ao longo dos anos evoluiu e se desdobrou para as novas versões”, explica Calixto.

Hoje, 17 anos depois, a Pumatronix é referência no mercado de ITS e é a mais respeitada dentro desse segmento. Continua investindo em pessoas e processos, sempre em busca de novas tecnologias, maquinários, modernização das máquinas de fabricação e equipamentos de teste para a área de pesquisa. Está presente em vários estados brasileiros e também tem projetos em países da América Latina como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Peru, Bolívia e México.

Fique atualizado

Matenha-se por dentro das novidades tecnológicas para estradas e cidades inteligentes.