PERCEBA O RISCO. PROTEJA A VIDA.
Este foi o tema escolhido para a campanha 2020 que se reinventa neste momento de isolamento social para chegar a todos exclusivamente pelos meios digitais. A campanha pede para que o cidadão entenda que usar o cinto pode salvar sua vida – até nos mais curtos deslocamentos. Assim é também com o respeito a velocidade máxima permitida, uso de celulares e manutenção preventiva – afinal, é percebendo até o menor dos riscos que protegemos a vida e garantimos a sua permanência.
Ainda que estejamos em casa nesse momento, as tecnologias voltadas para segurança no trânsito e rodovias não podem parar. Especialmente porque o Brasil ainda está longe do ideal no quesito diminuição de mortes por acidente de trânsito.
Vale aqui destacar que em maio de 2011 o Brasil se comprometeu com a ONU pela Década de Ação pela Segurança no Trânsito a reduzir em 50% as mortes por acidentes no trânsito. Nove anos depois é fato que as mortes diminuíram – com queda de 24,53%. Ainda assim, estamos longe do cumprimento efetivo da meta.