Empresa curitibana de tecnologia recebe certificação por seu papel estratégico na inovação em mobilidade urbana e sistemas inteligentes de transporte
Curitiba, abril de 2025 – O Grupo Pumatronix, um dos principais fabricantes nacionais de equipamentos para monitoramento de trânsito e sistemas de transporte inteligente (ITS), recebeu certificado de qualificação do programa Curitiba Tecnoparque, através da spin-off PMTX, diretamente das mãos do prefeito Eduardo Pimentel. A entrega reforça o papel estratégico da empresa no ecossistema de inovação da capital paranaense.
A cerimônia ocorreu em celebração aos seis anos da reativação do Tecnoparque, reformulado em 2018 para se tornar um catalisador de projetos de base tecnológica em toda a cidade. Desde então, o programa se consolidou como uma das principais iniciativas da Prefeitura de Curitiba e do movimento Vale do Pinhão para fomentar a inovação e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico local.
“Para o Grupo Pumatronix, o reconhecimento representa a valorização do trabalho contínuo em prol de cidades mais inteligentes e seguras. Fazer parte do Tecnoparque nos conecta ainda mais com o ecossistema de inovação de Curitiba e fortalece nosso propósito de impactar positivamente a sociedade por meio da tecnologia. A cidade é referência nacional em inovação, e esse resultado só é possível graças ao protagonismo das empresas que integram a iniciativa”, avalia Sylvio Calixto, CEO da Pumatronix. “Estar no Tecnoparque é mais do que um selo, é um compromisso com a cidade, com a inovação e com o futuro da mobilidade urbana”, completa.
A PMTX foi uma das empresas reconhecidas por sua atuação destacada no programa. Com sede em Curitiba, a spin-off faz parte do Grupo, que é um dos líderes nacionais no segmento, desenvolvendo soluções de ponta em captura e análise de imagens veiculares. Sua inclusão no Tecnoparque chancela não apenas sua relevância tecnológica, mas também sua contribuição direta para tornar Curitiba uma cidade mais inteligente e conectada.
Atualmente, mais de 120 empresas fazem parte do Curitiba Tecnoparque, que concede incentivos fiscais para companhias que investem em inovação tecnológica e contribuem para a geração de empregos qualificados. Juntas, faturam cerca de R$12,7 bilhões por ano e empregam mais de 20,5 mil pessoas. Entre as já beneficiadas, estão as startups unicórnio Olist e madeiramadeira; Ademicon, Conquer, Contabilizei, CredPago; Dataprom, ICI, IBMP, Ligga, Logcomex, Medless, Positivo Tecnologia, Rentcar, Vydia e Arlequim e Zero One.